Neste sábado (25), mais 40 novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) chegaram ao Rio Grande do Sul para reforçar os atendimentos e ampliar a assistência em saúde no estado, que teve 97% do território devastado por severas enchentes.
O grupo é composto por emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se juntou à equipe, promovendo a troca de profissionais e a inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem, para diversificar e ampliar a capacidade de atendimento nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
A chegada dos novos profissionais tem o objetivo de permitir que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em locais classificados como prioritários no estado, informa Alany Andrade, enfermeira de Aracaju, Sergipe, que compõe a equipe de gestão da FN-SUS. “Estes novos profissionais vão integrar nossos campos de operação para agregar às equipes e substituir algumas pessoas que já estão saindo de campo durante esses dias”, explicou.
* Leia a matéria completa no site do Ministério da Saúde.