MORCEGOS TRANSMISSORES

O que é o vírus Nipah, que pode ser mortal? Saiba os sintomas

Em razão da rápida evolução após a contaminação, o paciente pode ter complicações mortais em poucos dias; a taxa de letalidade varia de 45 a 70%

O que é o vírus Nipah? Ele pode ser mortal, saiba os sintomas
O vírus Nipah isolado em laboratório (Crédito Foto: Reprodução/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA)

O vírus Nipah, que é transmitido por morcegos e porcos e pode provocar uma febre mortal, causou a morte de duas pessoas recentemente no estado de Kerala, no sul da Índia.

Publicidade

O governo indiano restringiu as reuniões públicas e fechou algumas escolas e escritórios no estado em razão das mortes. Outras três testaram positivo e mais de 700 pessoas estão em observação, incluindo 153 profissionais de saúde que entraram em contato com pessoas infectadas – disseram autoridades de saúde indianas.

Pelo menos quatro pessoas foram hospitalizadas, incluindo o filho de nove anos de uma das vítimas. Inicialmente transmitido por animais como morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) ou porcos, o Nipah também é passado de pessoa para pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus não tem vacina e atinge uma taxa de letalidade que varia de 40 a 75%, revelou o órgão.

O vírus pode ser transmitido por meio do contato direto com fluidos ou excrementos de morcegos ou porcos infectados, ou através do contato entre pessoas. A doença foi primeiramente identificada em 1999 na Malásia, no entanto, foi também verificada em outros países como Singapura, Índia e Bangladesh, e leva ao aparecimento de sintomas semelhantes aos de uma gripe.

O período de incubação – o tempo desde a infecção até o início dos sintomas – varia de quatro a 14 dias, mas foi relatado que pode chegar até 45 dias. Em 2018, pelo menos 17 pessoas morreram após serem infectadas pelo vírus em Kerala.

Publicidade

Saiba os sintomas

Em alguns casos de contaminação, a infecção pelo vírus Nipah pode ser assintomática ou levar ao aparecimento de sintomas leves.

– Dor muscular;

– Encefalite, que é a inflamação do cérebro;

Publicidade

– Desorientação;

– Náuseas;

– Febre;

Publicidade

– Dor de cabeça;

– Diminuição das funções mentais, que pode evoluir para o coma em 24 a 48 horas.

Por conta de sua rápida evolução, o vírus pode ter complicações mortais em poucos dias. O paciente pode ter convulsões, transtornos da personalidade e insuficiência respiratória.

Publicidade

Até agora não existe um tratamento específico para a infecção pelo vírus Nipah, mas o médico pode indicar medidas de suporte de acordo com a gravidade da doença, podendo ser recomendado repouso, hidratação, realização de ventilação mecânica ou tratamento sintomático.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.