A água hidrata o corpo, previne doenças, melhora a circulação sanguínea, o bom funcionamento do organismo, ajuda a emagrecer, manter a pele saudável. Poderíamos passar um dia inteiro listando todos os benefícios do consumo correto de água no nosso dia a dia.
Porém, o que define o consumo “correto”? Ou melhor, quanto de água devemos tomar em um dia inteiro?
A conta é simples! A educadora física e estudante de nutrição Taise Spolti, também redatora do portal VivaBem, do UOL, contou em sua coluna como fazer este cálculo.
Segundo a especialista, em geral, uma pessoa sedentária deve multiplicar seu peso pelo número 0,03. Vale lembrar que o resultado já sai em litros. Por exemplo, uma pessoa que pesa 50 quilos deve beber 1,5 litro de água por dia.
Devem multiplicar o peso por 0,04 os nutrizes, ou seja, pessoas que estão amamentando, e indivíduos que passam muito tempo no ar condicionado ou em lugares que tenham uma alta alternância de temperatura.
Por fim, multiplicarão por 0,05 os atletas e aqueles que praticam atividades físicas constantemente, além de pessoas que moram em locais muito quentes e úmidos, ou ainda quem está fazendo dieta rica em fibras, ou com restrições alimentares.
Texto publicado originalmente no site Bons Fluidos, da Perfil Brasil.