João Doria (PSDB), Governador de SP, confirmou que o Estado já está preparado para distribuir imediatamente 10 milhões de doses da vacina da CoronaVac ao Ministério da Saúde. O Instituto Butantan já colocou os imunizantes à disposição do Governo Federal para ampliar e reforçar a vacinação das crianças contra a Covid-19 em todo o Brasil, com idades de 6 a 17 anos.
“O Instituto Butantan tem disponibilidade de fornecimento imediato de 10 milhões de doses da vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa, para as crianças de outros estados brasileiros. E aqui em São Paulo podemos ver a aceleração que felizmente conseguimos dar na imunização de crianças contra a Covid-19”, disse Doria.
No dia 20 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou no dia 20 de janeiro, o uso da vacina da CoronaVac para crianças e adolescentes. O Instituto Butantan, na tarde desta terça-feira (1), encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com a proposta de fornecer 10 milhões de doses da vacina pediátrica.
A entrega de 10 milhões de doses oferecidas pelo Butantan, já envasada e certificadas pelo controle de qualidade do Instituto, e outras 20 milhões de doses adicionais para ser entregue no prazo de 20 a 25 dias, mediante assinatura do contrato. Enquanto isso, o Instituto Butantan está aguardando a posição do Ministério para dar continuidade aos trâmites de entregas e fornecimentos dos imunizantes.
O Butantan, em 2021, forneceu 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), no meio de setembro, encerrou o contrato antes do que estava previsto. A vacina da CoronaVac foi a primeira a ser aplicada no Brasil e garantiu a proteção contra a doença, em primeiro lugar os idosos e profissionais da saúde.
Segundo o Butantan, eles têm capacidade de atender a qualquer demanda de CoronaVac, imunizante feito em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, com cronograma previamente definido.
Mais vacinas para crianças de todo o Brasil! ????????
— João Doria (@jdoriajr) February 2, 2022
O Instituto Butantan vai fornecer para o Ministério da Saúde mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa, para as crianças de outros estados brasileiros na faixa etária de 6 a 11 anos.