O Estado de São Paulo começa a fazer a aplicação da vacina da CoronaVac, em crianças, neste sábado (22). O imunizante foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (20), para maiores de 6 anos.
A prefeitura decidiu, para acelerar a vacinação infantil, que os postos de saúde, neste sábado (22), atenderão apenas e exclusivamente a população de 5 a 11 anos com e sem comorbidade. A partir de domingo (23), os maiores de 12 anos voltam a ser atendidos nos locais de vacinação.
De acordo com informações do UOL, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão funcionar de 8h até 17h, e às AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) integradas até 19h. A criança deverá estar acompanhada dos pais ou de um responsável maior de 18 anos, para que possa receber a primeira dose, e vai precisar apresentar, obrigatoriamente.
um documento de identificação (preferencialmente CPF);
comprovante de residência e
carteirinha de vacinação.
Os menores de 5 anos e as imunossuprimidas vão ser imunizadas com o imunizante da Pfizer. No início, o Instituto Butantan, responsável por realizar a produção da vacina da CoronaVac no Brasil, tinha pedido a liberação do uso da vacina em crianças a partir de 3 anos. O colegiado da Anvisa, autorizou a aplicação apenas em crianças maiores de 6 anos e que não sejam imunossuprimidas.
De acordo com a prefeitura, foi enviado pelo governo estadual de São Paulo, um lote com 801.560 doses da CoronaVac para a capital. O estado tem a expectativa de vacinar todas as crianças em até três semanas, até quinta-feira, a capital havia vacinado cerca de 21 mil.
No total, foram aplicadas no estado mais de 25 milhões de doses, em crianças a partir dos 5 anos. Cerca de 10 milhões da primeira dose; outras 10 de segunda; 334 mil doses únicas e cerca de quatro milhões de doses adicionais.
Horários dos postos de vacinação
No sábado, os Mega Drive Thru e as farmácias não funcionarão. O atendimento acontece em:
Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h
AMAs/UBSs integradas, das 8h às 19h
Além das UBSs, no domingo, as farmácias parceiras irão vacinar os maiores de 12 anos das 8h às 16h.
Como é a vacina da CoronaVac para crianças e jovens?
Mesma formulação aplicada em adultos;
Mesma dose adulta: 600 SU em 0,5 ml (SU é a substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo);
Duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas;
Faixa etária: 6 a 17 anos;
Restrição: não aplicar em crianças imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou hoje a vacina Coronavac para crianças de 6 a 17 anos. A formulação e a dose do imunizante são as mesmas destinadas aos adultos. Vale observar que a vacina não deverá ser aplicada em crianças imunocomprometidas.https://t.co/cvI1L8wwqD pic.twitter.com/b2kEowRUSC
— Anvisa (@anvisa_oficial) January 20, 2022