higiene bucal

Uso do fio dental diminui risco de AVC? Veja o que diz estudo

Pesquisa aponta que o uso do fio dental ao menos uma vez por semana está ligado a uma queda expressiva nos casos de AVC.
Além de proteger contra o derrame, o uso do fio dental foi associado a menos cáries e uma incidência reduzida de doenças gengivais – Crédito: Canva Fotos

Um hábito comum no banheiro pode esconder um aliado poderoso contra doenças graves. Pesquisa conduzida pela Universidade da Carolina do Sul aponta que o uso do fio dental ao menos uma vez por semana está ligado a uma queda expressiva nos casos de acidente vascular cerebral (AVC).

Publicidade

O estudo acompanhou 6.000 pessoas durante um período de 25 anos. Entre os que mantinham esse cuidado com a higiene bucal, observou-se uma redução de 22% nos casos de AVC isquêmico, além de 44% menos risco de AVC cardioembólico, que ocorre quando coágulos formados no coração se deslocam para o cérebro.

A boca como porta de entrada para doenças silenciosas

A pesquisa sugere que o fio dental faz mais do que proteger os dentes. Seu uso frequente também foi associado a uma menor ocorrência de arritmias cardíacas, cáries e inflamações gengivais. Quando a saúde bucal é negligenciada, bactérias conseguem invadir a corrente sanguínea e causar inflamações que afetam o coração e aumentam o risco de coágulos.

Entre os participantes que adotavam o hábito, 4.092 permaneceram sem episódios de AVC, enquanto 4.050 não desenvolveram fibrilação atrial — uma arritmia que pode resultar em complicações sérias. No mesmo período, 434 voluntários sofreram um AVC, e 1.291 foram diagnosticados com a arritmia.

A análise levou em conta ainda outros fatores de risco, como pressão alta, diabetes, tabagismo, índice de massa corporal (IMC), nível de escolaridade, frequência da escovação e visitas ao dentista.

Fio dental: um gesto simples com efeito duradouro

Nosso objetivo era entender qual hábito de higiene bucal – uso do fio dental, escovação ou consultas regulares ao dentista – tem maior impacto na prevenção de derrames”, afirma o professor Souvik Sen, coordenador da pesquisa. Apesar de o levantamento ser observacional, os dados indicam que manter a boca saudável ajuda a prevenir inflamações e infecções que afetam o sistema cardiovascular.

Os resultados serão apresentados durante a International Stroke Conference 2025, organizada pela American Stroke Association. A recomendação dos cientistas é clara: incorporar o fio dental à rotina pode trazer benefícios que vão além do sorriso.

Publicidade

Leia também: Na Colômbia, prefeito é flagrado utilizando máscara como fio dental

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.