estudo

USP: segurança nutricional e sistemas alimentares são fundamentais para saúde paulista

Nadine Marques, pesquisadora da USP, explica a importância da segurança alimentar para a promoção da saúde pública entre a população

Nadine Marques explica a importância da segurança alimentar para a promoção da saúde pública entre a população.
Um dos fatores que poderiam contribuir para aumentar o consumo de alimentos saudáveis entre a população é a aproximação da produção com as grandes áreas urbanas – Crédito: SP Notícias

O Relatório Promoção da Saúde e a Produção de Alimentos nas Cidades, produzido com a participação de pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, traz a síntese dos resultados de uma análise realizada conjuntamente pelas equipes do Instituto Escolhas e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis. Nadine Marques, pesquisadora da Cátedra da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica a importância da segurança alimentar para a promoção da saúde pública entre a população.

Publicidade

Segundo a especialista, a definição de promoção de saúde envolve um conceito bem mais amplo do que apenas tratamento e prevenção de doenças. Ela explica que esse termo engloba um conjunto de estratégias e políticas de ações de intervenção que buscam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, atuando sobre uma variedade de condicionantes chamadas determinantes sociais.

Sob essa perspectiva, a pesquisadora conta que os sistemas alimentares e a segurança nutricional são parte importante da promoção da saúde, porque, além de promover maior bem-estar social, promovem uma série de benefícios no combate a doenças cardiovasculares e problemas com obesidade.

Ela conta que já são observados problemas de sobrepeso tanto na população adulta quanto na infantil e mesmo os países mais desenvolvidos estão enfrentando dificuldades para amenizar essa condição. “Então, a promoção de saúde é muito importante nessa questão de promover o bem-estar e antever os problemas, justamente para não precisar atuar no tratamento ou na cura de uma dessas doenças. O intuito da segurança alimentar e promoção da saúde é atuar realmente na prevenção, para evitar que esses problemas aconteçam”, explica.

 * Matéria publicada originalmente em SP Notícias.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.