As vacinas para crianças chegam aos estados, nesta sexta-feira (14). As primeiras doses da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos começaram a chegar em alguns estados, nesta manhã. Uma das regras para a aplicação é que foi estabelecido que a organização do cronograma deverá ser feita por cada estado e município.
No início da manhã, alguns voo chegaram aos estados, mas sem vacinas e voos que iriam para Minas Gerais e Piauí foram cancelados. O Ministério da Saúde, só liberou as doses para a companhia área Latam, no período da manhã. Como houve casos de Covid na tripulação de um dos voos, o Ministério da Saúde precisou se reorganizar e pode a qualquer momento, atualizar o cronograma.
Mesmo com a prevista atualização, o Ministério da Sáuda afirma que os estados receberão as vacinas, ainda nesta sexta-feira (14). O primeiro lote de vacinas para crianças, chegou no Brasil, na madrugada dessa quinta-feira (13). A princípio no cronograma de distribuição das vacinas, todas elas seriam transportadas de avião para os estados, com exceção de São Paulo.
Os estados que os voos já chegaram, mas sem vacinas foram: Amazonas, Acre, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.
Vale recordar que as vacinas para crianças de 5 a 11 anos, foram autorizadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 16 de dezembro.
Alguns pontos importantes para relembrar:
— Ministério da Saúde (@minsaude) January 13, 2022
✅ a imunização das crianças não será obrigatória;
✅ o esquema vacinal dos pequenos terá intervalo de 8 semanas;
✅ a tampa do frasco da vacina pediátrica virá na cor LARANJA, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação. pic.twitter.com/7xczYTAlFq