suspensão

Microsoft proíbe acesso de empresas da Rússia a seu serviço de nuvem

A suspensão ocorre devido ao pacote de sanções EU 833/2014 da União Europeia, aprovado em dezembro de 2023, e as empresas russas receberam um aviso no começo deste mês

A gigante da computação Microsoft anunciou que suspenderá, a partir de amanhã (20), o acesso de empresas registradas na Rússia aos serviços de armazenamento em nuvem da corporação, como Power BI e Dynamics CRM. A informação foi confirmada ao site RBC Russia por Elena Volotovskaya, vice-presidente de investimentos da Softline, empresa de TI russa
Não é a primeira medida tomada pela empresa contra a Rússia – Créditos: Divulgação

A gigante da computação Microsoft anunciou que suspenderá, a partir de amanhã (20), o acesso de empresas registradas na Rússia aos serviços de armazenamento em nuvem da corporação, como Power BI e Dynamics CRM. A informação foi confirmada ao site RBC Russia por Elena Volotovskaya, vice-presidente de investimentos da Softline, empresa de TI russa.

Publicidade

A suspensão ocorre devido ao pacote de sanções EU 833/2014 da União Europeia, aprovado em dezembro de 2023, e as empresas russas receberam um aviso no começo deste mês, da Microsoft, para prepararem-se para a suspensão. A Softline também afirmou que outras gigantes do ramo de armazenamento em nuvem como Google (Google Drive) e Amazon (Amazon Web Services) devem seguir os passos da Microsoft em breve. Volotvskaya explicou que a Softline corre contra o tempo para auxiliar seus clientes em uma transição e backup de seus dados.

A decisão, porém, não surpreende profissionais. Alexey Smirnov, diretor-geral da Basalt SPO, desenvolvedora do Viola OS, afirmou que já era de se esperar. “Estas companhias que compraram inscrições da Microsoft ou de outros fornecedores de serviços estrangeiros para armazenamento de dados não olharam para o futuro. Sempre houve um risco de um corte de acesso, e agora isto virou realidade. Isso é um problema sério para aquelas organizações que evitaram trocar para softwares e provedores de serviços locais”.

Publicidade

Medidas passadas

Não é a primeira vez que a Microsoft decide cortar serviços na Rússia. Um mês após a invasão à Ucrânia, a empresa de tecnologia suspendeu a venda de qualquer um de seus produtos para clientes registrados no país. Já em 2023, as subscrições do serviço Microsoft 365 pararam de ser renovadas.

Além disso, a Rússia foi excluída de outros serviços tecnológicos mundiais. A Sociedade para Telecomunicação financeira mundial interbancos (SWIFT, em inglês), cooperativa que facilita as transações financeiras entre bancos ao redor do mundo, retirou o país de seu sistema de processos. As provedoras de serviços de pagamentos, Visa e Mastercard, também suspenderam seus respectivos suportes a clientes do país.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.