remédios naturais

Chimpanzés usam plantas medicinais para ‘se curar’: entenda

Uma pesquisadora da Universidade de Oxford, concentrou-se em observar chimpanzés e documentar as plantas consumidas por eles
A pesquisadora Elodie Freymann, da Universidade de Oxford, concentrou-se em observar chimpanzés de uma Reserva Florestal – Crédito: Canva Fotos

Na busca incessante por novos recursos farmacológicos, cientistas têm se inspirado na sabedoria instintiva dos animais. Recentemente, um estudo liderado pela pesquisadora Elodie Freymann, da Universidade de Oxford, concentrou-se em observar chimpanzés na Reserva Florestal Central de Budongo, em Uganda, para investigar o uso de plantas medicinais por esses primatas.

Atento aos sinais de saúde dos chimpanzés, como mancar ou comportamentos atípicos de alimentação, o grupo de pesquisa de Freymann coletou e analisou plantas que os animais feridos escolhiam consumir. A pesquisa, que foi publicada na revista PLOS One, não só realça a inteligência destes animais como também sublinha o potencial destas ‘farmácias florestais’ no desenvolvimento de tratamentos médicos.

Por que estudar os hábitos medicinais dos chimpanzés?

Ao documentar cuidadosamente que tipos de plantas os chimpanzés consumiam quando apresentavam sinais de doenças ou ferimentos, os pesquisadores puderam identificar substâncias com poderosas propriedades curativas. Uma dessas descobertas foi a planta Christella parasitica, uma samambaia que mostrou possuir propriedades anti-inflamatórias expressivas.

Que os chimpanzés buscavam instintivamente remédios naturais quando feridos já era impressionante, mas a variedade e eficácia dessas plantas são ainda mais fascinantes. De todas as amostras analisadas pelo laboratório de Fabien Schultz, na Alemanha, quase 90% inibiram o crescimento bacteriano, e um terço possuía propriedades anti-inflamatórias inatas.

Plantas com propriedades antibacterianas

• Casca de árvore
  • Casca de frutas
  • Samambaias; especificamente a Christella parasitica

Implicações futuras da pesquisa

O estudo abre portas para a identificação e análise de novas plantas medicinais e enfatiza a necessidade de preservar essas florestas ricas em biodiversidade. Afinal, elas contêm chaves inestimáveis para avanços médicos e a sustentabilidade do tratamento de doenças humanas a partir de fontes naturais.

A pesquisa de campo conduzida por Elodie Freymann e sua equipe oferece uma janela para o conhecimento profundo que ainda está escondido nas florestas tropicais. Mais do que nunca, esses ecossistemas mostram-se não apenas como habitat para inúmeras espécies, mas também como uma fonte vital de saúde e cura.