A OLHO NU

Alinhamento de planetas será visível do Brasil no sábado (29); entenda melhor

Saturno, Marte e Júpiter formarão uma linha reta minutos antes do amanhecer, às 6h25 (em São Paulo). A Lua, que é um satélite natural da Terra, também estará em alinhamento

Alinhamento de planetas será visível do Brasil no sábado (29); entenda melhor
Os planetas Saturno, Marte, Jupíter e a Lua estarão visíveis a olho nu – Crédito: Canva Fotos

Os planetas Saturno, Marte e Júpiter e a Lua, que formarão uma linha reta em alinhamento, poderão ser vistos a olho nu no céu do Brasil na madrugada do próximo sábado (29). Será possível observar o alinhamento minutos antes do amanhecer, às 6h25 (em São Paulo).

Publicidade

Vale enfatizar que, segundo os estudiosos da Astronomia, a Lua não é um planeta, mas sim um satélite natural da Terra.

O que é alinhamento de planetas?

Uma conjunção (o alinhamento) ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço.

O fenômeno ocorrerá com mais visibilidade no dia 29 de junho, porém o alinhamento dos planetas com a Lua também deve ser visível alguns dias antes ou alguns dias depois.

Como observar os corpos celestes?

Segundo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, o melhor horário para observar os planetas formando uma “linha” no céu com a Lua será pouco antes do nascer do Sol.

Publicidade

O melhor modo de observar o fenômeno é a olho nu: deve-se procurar a conjunção dos astros próxima ao horizonte, na direção leste. É preferível buscar um local em que não tenham obstáculos bloqueando a visão do horizonte para observar o fenômeno.

Langhi ainda acrescentou que o alinhamento dos planetas com a Lua conta com uma “participação secreta”: Urano, que se posicionará entre Marte e Júpiter no céu, mas não estará visível a olho nu.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.