Pela segunda vez consecutiva, só nesta semana, o mundo registrou mais um recorde de casos de Covid-19 em um único dia. Os dados são desta quinta-feira (13), e apontam para 3,67 milhões de infecções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a plataforma Our World in Data.
A nova marca supera o recorde anterior, que foi registrado na terça-feira (11), quando o número de casos de infecção pela Covid-19, ultrapassou a casa dos 3 milhões pela primeira vez.
O grande número, que só vem crescendo com as infecções, está ligada por especialistas ao espelhamento da variante Ômicron, que é transmitida com mais facilidade do que cepas anteriores do vírus. De acordo com previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela deve se tornar a variante mais dominante em vários locais do mundo nas próximas semanas.
O gerente de incidentes da OMS, Abdi Mahamud, afirmou no dia 4 de janeiro, que a entidade vê evidências de que a Ômicron, mesmo sendo bem mais transmissível, seus sintomas podem ser leves. “Estamos vendo mais e mais estudos apontando que a Ômicron infecta a parte superior do corpo. Diferente das outras, que podem causar pneumonia grave”, afirmou.
Segundo especialistas, a vacinação ainda continua sendo a forma mais eficaz de evitar infecções graves, mortes e internações pela COvid-19, e manter o quadro vacinal atualizado é essencial.
Mundo registra 3,6 milhões de casos de Covid em 1 dia e bate novo recorde. EUA seguem liderando ranking de novas infecções (894 mil em 24h), mas o recorde desta vez foi impulsionado pela Índia, que registrou seu maior número diário de casos da pandemia (442 mil) (g1)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) January 13, 2022