O papa Francisco, divulgou um vídeo nesta terça-feira (5), na qual a reprodução chama a atenção para a situação dos serviços de saúde ao redor do mundo. O vídeo que foi repercutido pelo Vatican News, tem a intenção de oração do mês de abril anseia que o esforço dos profissionais de saúde “seja apoiado pelos governos e comunidades locais”.
“A pandemia, mostrou-nos a entrega, a generosidade dos profissionais de saúde, voluntários, agentes de saúde, sacerdotes, religiosos e religiosas. Mas esta pandemia”, narra o Santo Padre, “também deixou claro que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde”.
Brasileiro nas imagens
O vídeo, que apresenta imagens de profissionais de saúde ao redor do mundo conta com registros do Dr. Erik Jennings Simões, médico que cuida dos indígenas em meio à pandemia de Covid-19.
Como se dedica a cuidar da saúde do povo Zo’é, que vive no noroeste do Pará, Erik explicou que a “Covid-19 teve um impacto gravíssimo para as populações indígenas em vários aspectos”, disse ele entrevista à GQ. “No cultural, o principal deles [dos impactos] é a perda das pessoas mais idosas que são a grande fonte de conhecimento desses povos”, lamentou. Para Erik, todavia, “a covid-19 já teve uma dimensão de genocídio para os povos indígenas”.
O médico, Erik Simões, foi uma das pessoas homenageadas no prêmio ‘Descobertas do Ano’ realizada pelo site Aventuras na História com o objetivo de celebrar e reconhecer o trabalho desses profissionais.
Matéria original da Aventuras Na Historia
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/brasileiro-e-homenageado-em-video-do-papa-francisco-dedicado-aos-profissionais-da-saude.phtml
#RezemosJuntos para que o compromisso dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais. #IntençãodeOração pic.twitter.com/5TuktXTQCB
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) April 5, 2022