A Justiça da Rússia confirmou nesta terça-feira (24) a condenação de nove anos do principal opositor e crítico de Vladmir Putin, Alexei Navalny, por ”fraude” e ”desacato”. A confirmação foi feita durante julgamento do recurso apresentado pela defesa de Navalny.
Em reação a confirmação da sentença, Navalny, que acompanhava o caso por chamada de vídeo, chamou Putin de um comandante “louco” de um governo “de ladrões e criminosos” e autor de “uma guerra esútpida”, em uma rara manifestação pública de protesto no país. A Rússia considera crime criticar o que chama de operação militar especial na Ucrânia, e a imprensa do país é proibida de noticiar sobre a guerra.
“Um homem louco colocou seus palhaços na Ucrânia e eu não sei o que ele pretende com isso, esse ladrão maluco. Essa guerra é estúpida e construída sobre mentiras”, declarou Navalny, ao vivo.
Na analise do recurso, a Justiça russa também decidiu que Navalny é culpado por ter desviado cerca de R$ 23 milhões em doações para as organizações que lidera. Uma delas é a fundação do opositor, que, entre outra atividades, realizava protestos frequentes contra o Kremlin.
Navalny já está preso em um campo prisional perto de Moscou por outro processo pelo qual foi acusado por violações de condicional, após ter ido à Alemanha para se curar de um envenenamento em 2020. Na ocasião, ele foi transferido de um hospital na Rússia para outro em Berlim, onde passou vários meses em tratamento.
Navalny é a Rússia vergada pelo ditador paranoico. Tribunal fantoche ratifica sentença adicional de 9 anos em prisão de segurança máxima para lider da oposição, tb envenenado por Putin. Como disse Navalny: “está guerra, como seus tribunais, é totalmente construída sobre mentiras” https://t.co/v54XlWr7Qj
— Caio Blinder (@caioblinder) May 24, 2022