Problemas na Rússia

Oliver Stone confirma que Vladimir Putin “tem câncer”

O cineasta especula que o “isolamento da atividade normal” de Putin pode ter levado a erros na estratégia de guerra contra a Ucrânia.

Oliver Stone confirma que Vladimir Putin tem câncer
Cineasta Oliver Stone (Crédito: Michael Campanella/Getty Images)

O diretor de cinema norte-americano, Oliver Stone, revelou no fim de semana que o presidente russo, Vladimir Putin, está com câncer, mas acredita que o superou.

Publicidade

O diretor de filmes como “Platoon”, “Scarface” e “JFK”, fez um polêmico documentário em 2017 no qual entrevistou o líder russo e é considerado que o conhece melhor do que a maioria dos ocidentais.

“The Putin Interviews”, lançado nos cinemas em 2017, foi produto de 12 conversas entre o líder russo e Stone entre julho de 2015 e fevereiro de 2017, divididas em quatro programas de uma hora.

“Lembre-se disso, o Sr. Putin teve esse câncer e acho que ele superou”, disse ele em um podcast. “Mas ele também foi isolado devido ao Covid.”

Explicando porquê Putin pode ter julgado mal a invasão da Ucrânia, Stone especulou que “talvez ele tenha perdido contato com o povo”.

Publicidade

“Você pensaria que talvez ele não estivesse bem informado sobre o grau de cooperação que obteria dos [russos] na Ucrânia. Isso seria um fator, que ele não avaliou a situação corretamente”, disse ele.

Stone especula que o “isolamento da atividade normal” de Putin pode ter levado a erros na estratégia de guerra contra a Ucrânia.

Até agora, a Rússia perdeu 29.050 soldados, 1.285 tanques, 3.141 veículos blindados, 599 sistemas de artilharia, 201 sistemas de mísseis múltiplos, 170 helicópteros, 204 aeronaves, 470 drones e 13 navios, de acordo com o último relatório do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.

Publicidade

As palavras de Stone sobre o câncer levantam a possibilidade de que ele tenha superado a doença inicialmente, mas que ela voltou desde que conheceu Putin.

“O Putin que eu conhecia era racional”

Semanas atrás, Stone havia lembrado: “Três anos atrás eu o vi pela última vez, mas o homem que conheci não tinha nada a ver com o louco, irresponsável e assassino que a mídia apresenta hoje comparando-o a Hitler e Stalin”.

“O Putin que eu conhecia era racional, calmo, sempre agindo no interesse do povo russo, um verdadeiro filho da Rússia, um patriota, o que não implica um nacionalista”, disse ele.

Publicidade

Ultimamente existem especulações de que Putin tem câncer de tireoide, enquanto outros relatórios, com base em informações coletadas por espiões ocidentais, sugerem que ele pode ter câncer abdominal.

Uma investigação de jornalistas russos independentes descobriu que Putin estava permanentemente cercado por uma grande equipe médica liderada por um cirurgião de câncer de tireoide.

Também se afirma que Putin poderá em breve deixar seu assessor de confiança Nikolai Patrushev, secretário do conselho de segurança russo, no comando enquanto ele está convalescendo.

Publicidade

ds

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.