O deputado federal Lincoln Portela (PL) foi eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil após a destituição de Marcelo Ramos (PSD). Em votação que aconteceu nesta quarta-feira (25), Portela recebeu 232 dos 406 votos registrados.
Lincoln Portela cumpre seu sexto mandato consecutivo como deputado federal e é pastor. Na eleição contou com o apoio majoritário da bancada evangélica da Câmara, e derrotou outros 4 candidatos do PL, inclusive a ex-ministra do governo Jair Bolsonaro (PL), Flavia Arruda (PL).
A eleição aconteceu dois dias após a destituição do cargo de Marcelo Ramos ser efetivada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Marcelo Ramos é crítico do governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Lira, a destituição foi puramente “regimental” e é justificada pois o integrante da mesa trocou de legenda partidária e, portanto, perdeu o cargo.
Marcelo Ramos acredita que a decisão de Lira foi “política” e atribuiu o fato às críticas que tem feito ao governo. O deputado federal migrou para o PSD quando o presidente Jair Bolsonaro se filiou ao PL, no dia 30 de novembro de 2021.
Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, passa a condução da sessão plenária para o novo 1° vice-presidente, eleito há pouco, deputado Lincoln Portela.
— Câmara dos Deputados (@camaradeputados) May 25, 2022