O presidente da China, Xi Jinping, está planejando sua primeira viagem ao exterior desde o início da pandemia de Covid-19. O destino da viagem seria o Sudeste Asiático, em novembro. Esta agenda internacional também incluiria uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (12) pelo Wall Street Journal.
O encontro é de muito interesse de Joe Biden, segundo uma autoridade não identificada da Casa Branca. Xi Jinping e Joe Biden discutiram, em uma ligação de mais de duas horas, no dia 28 de julho, sobre a possibilidade da reunião e sobre as tensões que afetam os dois países.
Recentemente, a visita da deputada estadunidense Nancy Pelosi à ilha de Taiwan causou um desconforto diplomático entre EUA e China, que reivindica a ilha como parte de seu território. O país de Xi Jinping, inclusive, começou exercícios militares ao redor de Taiwan, que incluíram disparos de foguetes e treinamento com caças.
China:
Especula-se que a visita de Xi Jinping à Arábia Saudita possa ser para fechar um acordo de compra de petróleo em yuan. Um dia após o anúncio, cinco grandes empresas chinesas estão saindo das bolsas de valores dos EUA. Parece uma dissociação financeira lenta e progressiva. https://t.co/jXthhSEoqk— Marcos D. 🇵🇸 (@Detlef_2025) August 12, 2022