A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, discursou durante um evento organizado pelo seu partido nesta quarta-feira (24) para defender seu direito à “alegria e à vida” e de ‘ser humana’ e reagir à polêmicas envolvendo seu vídeo dançando em festa.
Sanna Marin é a líder mais jovem ocupando atualmente uma cadeira na Europa. Marin tem 36 anos, é casada e tem uma criança pequena. A primeira-ministra defendeu em seu discurso que leva o seu trabalho a sério, se dedica a ele e que, apesar do que foi capturado no vídeo, ‘jamais perdeu um único dia de trabalho.“
@perfilcombrasil Sanna Marin discursou durante um evento organizado pelo seu partido nesta quarta-feira (24) para defender seu direito à “alegria e à vida” e de “ser humana.”#tiktok #noticias #finlandia #sannamarin #polemica ♬ som original – Grupo Perfil
Marin havia voltado aos jornais finlandeses na terça-feira (23) para se desculpar por outro fator nessa crise: uma foto tirada na casa da primeira-ministra que também estava sendo usada para criticá-la. Na imagem, duas mulheres, uma delas candidata à Miss Finlândia e a outra influencer no país, aparecem se beijando e levantando as blusas. Os seios das mulheres são cobertos por uma placa que diz ‘Finlândia.’
“Acho que a foto é inadequada, peço desculpas. Esta foto não deveria ter sido tirada“, disse Marin aos jornais do país. Ela explicou que a cena foi fotografada num contexto em que ela recebia amigos na sua casa (residência oficial do governo) para terem uma festa e irem à saúna (atividade cultural no país).
Sobre toda a polêmica causada pela foto e pelo vídeo divulgados, onde a primeira-ministra aparece dançando com amigas e desconhecidos em baladas, Marin declarou: “Sou um ser humano. Às vezes também busco alegria, luz e prazer em meio a essas nuvens escuras.”
“Eu quero acreditar que as pessoas irão olhar para o que fazemos no trabalho ao invés do que fazemos em nosso tempo livre“, disse a política.