Após seis anos do atentado na cidade francesa de Nice, que matou 86 pessoas, oito réus serão julgados no processo que tem início nesta segunda-feira (5) e deve durar quinze semanas.
No volante de um enorme caminhão alugado, Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, feriu cerca de 400 pessoas no Passeio dos Ingleses, cartão postal de Nice, em 14 de julho de 2016. Entre as 86 vítimas, 15 eram crianças e adolescentes.
Dois dias depois do atentado, o grupo Estados Islâmico reivindicou o ataque e lançou outros apelos contra cidadãos de países que chamou de “infiéis”. Entretanto, os investigadores do atentado de Nice não conseguiram estabelecer nenhum tipo de vínculo operacional com um grupo terrorista.
O principal acusado é Mohamed Ghraieb, acusado de ter circulado no mesmo caminhão ao lado de Bouhlel dias antes, pelo Passeio dos Ingleses.
Vale ressaltar que desde 1986, todas as infrações de caráter terrorista são julgadas em Paris, independentemente de onde tenham sido cometidas. O objetivo é uma resposta penal homogênea e internacional.
França: Começou o julgamento do atentado de Nice https://t.co/PnxdMgkHMp pic.twitter.com/jxkrMDYna4
— RFI Português (@RFI_Pt) September 5, 2022