As críticas à ausência do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, começaram logo nas entrevistas coletivas que antecederam o debate: o presidente, candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse que o não comparecimento do petista seria uma “estratégia”.
“Isso é estratégia dele. Ele tem muito a se explicar. Fala uma besteira atrás de outra.”
Já o candidato Ciro Gomes (PDT) , em coletiva, disse que ausência de Lula pode indicar três leituras. “A primeira, é a ideia de que já ganhou e não precisa de mais ninguém. A segunda, de que não tem o que dizer. A terceira, e a pior, é o candidato não ir porque tem muito a esconder.”
Líder nas pesquisas eleitorais, Lula, justificou ausência no evento por suposta demora na formação de um pool de veículos para a realização do confronto.
“Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, justificou Lula.
Lula não vai ao Debate CNN; púlpito fica vazio #DebatePresidente #DebateCNN #CNNnasEleicoeshttps://t.co/xjQQVYPWL0
— CNN Brasil (@CNNBrasil) September 24, 2022
Em nota, o pool de veículos de comunicação (formado por SBT, CNN Brasil, Terra, Nova Brasil, Estadão/Eldorado e Veja) afirma que recebeu com surpresa, nesta sexta-feira (23), a declaração dada à imprensa.
“Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.”, diz a nota.
Confira os destaques do debate:
Ver essa foto no Instagram