Nesta terça-feira (27), o Senado Federal dos Estados Unidos está se preparando para fazer uma votação crucial de orçamento para o governo do presidente Joe Biden. Um projeto de lei polêmico destinado a investimentos em infraestrutura e energia pode atrapalhar a votação de um orçamento maior para os gastos do governo.
O governo de Biden deseja aprovar o novo orçamento de gastos no Senado antes que a proposta de financiamento federal caduque, o que acontecerá na meia-noite da próxima sexta-feira (30). Porém, um acordo entre senadores democratas incluiu, na mesma proposta do orçamento, o projeto de investimentos em infraestrutura e energia, o que gerou descontentamento de legisladores de ambos os partidos.
Além dos republicanos, muitos membros da bancada democrata, aliada de Biden, estudam votar contra o orçamento se os textos de energia não forem retirados do projeto de lei. Os legisladores estão pressionados para aceitarem o novo orçamento pois o próximo ano fiscal começa no final de semana e, em caso de recusa do projeto, o governo não conseguiria aprovar pacotes de ajuda à Ucrânia, maior interesse de Joe Biden.
Para tanto, Biden precisará do apoio de 60 parlamentares, o que inclui votos de seus oponentes republicanos.
“Estou desapontado que uma reforma de permissão não relacionada tenha sido anexada a este projeto de lei”, disse o senador democrata Patrick J. Leahy, presidente do Comitê de Apropriações, em um comunicado. “No entanto, com quatro dias restantes no ano fiscal, não podemos arriscar uma paralisação do governo; devemos trabalhar para avançar este projeto de lei”, completou.
Uma proposta de financiamento dos democratas no Senado dos EUA para manter o governo funcionando tem um grande problema: inclui uma medida para acelerar as licenças de projetos de energia que a maioria dos republicanos e alguns democratas se opõem.
— Luis M Campos (@Frommary) September 27, 2022