Senado dos EUA

Bernie Sanders quer aprovar resolução no Senado dos EUA em defesa da democracia no Brasil

Na prática, a resolução será criada para manifestar uma opinião conjunta da casa legislativa.

bernie-sanders-quer-aprovar-resolucao-no-senado-dos-eua-em-defesa-da-democracia-no-brasil
Bernie Sanders (Créditos: Getty Images)

O político democrata Bernie Sanders quer que o Senado dos Estados Unidos (EUA)  mostre oficialmente apoio à democracia brasileira. Além disso, à realização de eleições livres e justas no pleito presidencial.

Publicidade

Em entrevista, Sanders afirmou que em agosto apresentará um projeto de resolução para que o Senado dos EUA se manifeste sobre o assunto. Segundo ele, a intenção é apoiar o candidato que vencer a próximas eleições presidenciais, de forma justa e livre.

A resolução também pedirá que o país rompa laços com o Brasil, caso o país seja liderado por um regime ilegítimo. Caso qualquer candidato vença a presidência legalmente, não há necessidade de mudança na relação entre Estados Unidos e Brasil.

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo do Brasil e enviaria uma mensagem horrível para o mundo inteiro sobre a força da democracia”, afirmou o norte-americano.

Na prática, a resolução será criada para manifestar uma opinião conjunta da casa legislativa. “Isso é um começo”, disse Sanders. “É importante que o povo brasileiro saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia e que podemos ir mais longe”, completou.

Publicidade

Em seu Twitter, Sanders ecreveu que “Os Estados Unidos devem defender a democracia e apoiar eleições livres e justas. Para tanto, devemos deixar absolutamente claro que não apoiará nenhum governo que chegue ao poder no Brasil por meios antidemocráticos”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.