
O político democrata Bernie Sanders quer que o Senado dos Estados Unidos (EUA) mostre oficialmente apoio à democracia brasileira. Além disso, à realização de eleições livres e justas no pleito presidencial.
Em entrevista, Sanders afirmou que em agosto apresentará um projeto de resolução para que o Senado dos EUA se manifeste sobre o assunto. Segundo ele, a intenção é apoiar o candidato que vencer a próximas eleições presidenciais, de forma justa e livre.
A resolução também pedirá que o país rompa laços com o Brasil, caso o país seja liderado por um regime ilegítimo. Caso qualquer candidato vença a presidência legalmente, não há necessidade de mudança na relação entre Estados Unidos e Brasil.
“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo do Brasil e enviaria uma mensagem horrível para o mundo inteiro sobre a força da democracia”, afirmou o norte-americano.
Na prática, a resolução será criada para manifestar uma opinião conjunta da casa legislativa. “Isso é um começo”, disse Sanders. “É importante que o povo brasileiro saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia e que podemos ir mais longe”, completou.
Em seu Twitter, Sanders ecreveu que “Os Estados Unidos devem defender a democracia e apoiar eleições livres e justas. Para tanto, devemos deixar absolutamente claro que não apoiará nenhum governo que chegue ao poder no Brasil por meios antidemocráticos”.
The United States should stand for democracy and support free and fair elections. To that end, we must make absolutely clear that it will not support any government that comes to power in Brazil through undemocratic means. https://t.co/lizsgae1wN
— Bernie Sanders (@SenSanders) August 11, 2022