A Coreia do Norte disparou um míssil balístico nesta segunda-feira (3), em sua costa leste, de acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e a guarda costeira japonesa. O governo japonês alertou os cidadãos para se protegerem.
O exército sul-coreano afirmou que detectou “um míssil balístico suspeito de alcance intermediário que foi lançado da área de Mupyong-ri na província de Jagang por volta das 7h23 (19h23 de segunda-feira em Brasília) e passou sobre o Japão na direção leste”.
O último lançamento foi o quinto de Pyongyang em 10 dias. “Acredita-se que um míssil balístico passou sobre nosso país e caiu no Oceano Pacífico. Este é um ato de violência após o recente disparo repetido de mísseis balísticos. Nós o condenamos fortemente”, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
O secretário-chefe do gabinete de governo japonês, Hirokazu Matsuno, condenou o disparo, afirmando que “as repetidas ações norte-coreanas são um sério desafio para a paz internacional”.
🔴 ATENÇÃO: A Coreia do Norte disparou um míssil balístico esta noite que sobrevoou o Japão. Alertas de ataque aéreo soaram em cidades japonesas e a população foi orientada a procurar abrigo. O projétil caiu no Oceano Pacífico.pic.twitter.com/6veFmlGLqd
— Mundo News (@Mundo__News) October 4, 2022