tensão

Coreia do Norte dispara dois mísseis balísticos no mar do Japão, afirma Coreia do Sul

O lançamento ocorre antes da visita do vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. De acordo com a rede de notícias Al Jazeera, a marinha dos EUA realiza exercícios com navios sul-coreanos.

(Crédito: Getty Images)

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance nesta quarta-feira (28), segundo informou o governo da Coreia do Sul. O disparo foi feito em direção ao mar do Japão, que abrange as costas do Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte.  O lançamento ocorre um dia antes da chegada da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris à Coreia do Sul.

Publicidade

Navios da Marinha dos EUA e da Coreia do Sul também estão realizando exercícios na costa leste da península coreana.

“A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado no Mar do Leste”, disse o Estado-Maior Conjunto de Seul em comunicado, referindo-se às águas mais conhecidas como Mar do Japão.

De acordo com a rede de notícias Al Jazeera, a guarda costeira do Japão também confirmou um possível lançamento de míssil balístico, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio, e alertou os navios para ficarem atentos.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, emitiu um comunicado, em resposta ao lançamento, anunciando que as autoridades estavam coletando e analisando informações para garantir a segurança de aeronaves, embarcações e do público.

Publicidade