Foguetes caíram perto da Zona Verde da capital iraquiana, Bagdá, que abriga prédios do governo e de missões estrangeiras, de acordo com um comunicado militar. Os foguetes caíram enquanto acontecia uma sessão do parlamento, que estava prestes a eleger o novo presidente do país.
Vários civis e membros das forças de segurança ficaram feridos no ataque, informou Mahmoud Abdelwahed, da Al Jazeera, de Bagdá. Abdelwahed disse que informações preliminares sugerem que pelo menos nove foguetes caíram dentro e ao redor da área fortificada, quando o parlamento estava prestes a iniciar sua sessão, que foi boicotada por membros do parlamento afiliados ao poderoso líder xiita Muqtada al-Sadr.
Em um incidente semelhante, foguetes atingiram a Zona Verde na semana passada, quando o parlamento estava prestes a votar no vice-presidente do parlamento. A presidência é um cargo em grande parte cerimonial, mas a votação para um novo presidente é um passo fundamental no processo político uma vez que o presidente convida o indicado do maior bloco parlamentar para formar um governo.
Militares do Iraque informam que nove foguetes Katyusha atingiram a zona verde de Bagdá, nas vésperas da eleição parlamentar que poderia eleger o novo presidente do país pic.twitter.com/HDCYuIIhhZ
— IgorGeoPol (@IgorGeoPol) October 13, 2022