O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) acumulam novos seguidores nas redes sociais, na última semana de campanha para o segundo turno das eleições, que acontecerá no domingo (30).
Desde o início das campanhas para o segundo turno, de 16 de agosto até domingo (23), Lula acumulou 4,5 milhões de novos seguidores; e Bolsonaro, 5,1 milhões. Os números somam os novos seguidores de três redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
No total, Lula acumula 19,3 milhões de seguidores, somando as três redes. Já o presidente, acumula 48,2 milhões. Ambos os candidatos utilizam estratégias para conquistar um público maior, como em ações com influenciadores digitais e impulsionamentos de conteúdo.
Para impulsionar os conteúdos na internet, de 16 de agosto a 20 de outubro, Lula já investiu mais de R$ 15 milhões com anúncios no Google. Bolsonaro, um total de R$ 8,55 milhões. Os dados são verificados a partir do mecanismo de transparência Google Ads.
No último dia 18, Lula esteve com comunicadores, em evento online, para um alinhamento estratégico. O ex-presidente também conta com o apoio de influenciadores digitais, como Felipe Neto que tem que tem 15 milhões de seguidores no Twitter e 16 milhões no Instagram.
O presidente Jair Bolsonaro conta com o apoio de Nikolas Ferreira (PL), candidato a deputado federal mais bem votado do Brasil em 2022, que tem quase 5 milhões de seguidores no Instagram. Neste sábado (22), Bolsonaro transmitiu a nomeada “superlive da liberdade”, que contou com a participação do jogador Neymar, que possui 180 milhões de seguidores em seu Instagram.
#Faltam6Dias pro 2º turno das eleições deste ano! Aproveite pra conhecer o perfil do @TSEjusbr no @telegrambrasil: https://t.co/bYKjfP5TmB – siga para receber informações e notícias oficiais sobre as eleições 😉 pic.twitter.com/V45ATfPyFV
— TSE (@TSEjusbr) October 24, 2022