Nesta quarta-feira (26), o Papa Francisco mandou uma mensagem ao Brasil durante saudação aos peregrinos na audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice pediu a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.
“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, disse.
Francisco não falou diretamente sobre as eleições no Brasil.
Após bolsonaristas interromperem as missas sob a alegação de que os religiosos supostamente pedem votos ou defendem temas que julgam ser alinhados à esquerda, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez um alerta para o aumento da intolerância.
No Dia da Padroeira, 12 de outubro, um padre foi vaiado por bolsonaristas durante uma missa. O atual presidente, Jair Bolsonaro, visitava o Santuário de Aparecida na ocasião.
O padre Camilo Junior elogiou, na ocasião, os fiéis que haviam ido a Aparecida: “Hoje não é dia de pedir voto, é dia de pedir bênção”.
Posteriormente, a CNBB divulgou uma nota lamentando o que chamou de “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.
Na audiência geral, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, especialmente fiéis de Salvador, Anicuns (GO), Taubaté (SP) e São Paulo, que estavam presentes no Vaticano.