no canadá

Papa Francisco pede desculpas por ações da Igreja contra indígenas

Enquanto estiver no país, ele se reunirá com grupos indígenas e falará sobre o escândalo de abuso contra a cultura indígena nos internatos católicos.

Papa Francisco viaja ao Canadá para pedir desculpas por abusos contra indígenas
(Crédito: Getty Images)

O Papa Francisco pediu desculpas nesta segunda-feira (25) pelos abusos cometidos pela Igreja católica durante o século XIX e até meados dos anos 1970 no Canadá.

Publicidade

“Vim à sua terra para lhes contar pessoalmente a minha dor, implorar o perdão, a cura e a reconciliação de Deus, para expressar minha proximidade e rezar com vocês e por vocês”, disse o Papa.

Os líderes indígenas há muito tempo pedem um pedido de desculpas pelos abusos que, há décadas, foram cometidos contra crianças indígenas. No ano passado, centenas de sepulturas não identificadas foram descobertas no terreno de antigas escolas residenciais na Colúmbia Britânica e Saskatchewan.

Em abril, o Papa já tinha expressado que sente “tristeza e vergonha pelo papel que vários católicos, particularmente aqueles com responsabilidades educacionais, tiveram em todas essas coisas que feriram vocês, nos abusos que vocês sofreram e na falta de respeito demonstrada contra sua identidade, sua cultura e até mesmo seus valores espirituais.”

Publicidade