O comando do Palácio do Campo das Princesas foi decidido neste domingo (30), no segundo turno das eleições. De acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Raquel Lyra (PSDB), advogada e ex-prefeita de Caruaru, levou a melhor sobre Marília Arraes (Solidariedade) e será a nova governadora de Pernambuco.
Raquel Lyra tem 43 anos e deixou o mandato como prefeita para disputar as eleições de 2022. Lyra também já atuou como delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e teve dois mandatos consecutivos como deputada estadual, entre os anos de 2011 e 2017.
No primeiro turno, Raquel Lyra obteve 20,58% dos votos válidos ante 23,97% de Marília Arraes. A candidata tucana sofreu a morte de seu marido, o empresário Fernando Lucena, exatamente no dia de votação do primeiro turno, domingo dia dois de outubro. Ao votar neste domingo (30), Lyra afirmou que fez “uma campanha limpa, propositiva” e que confiava na consciência “de cada um que sai de casa para votar”.
Pela primeira vez, uma mulher será a governadora do estado do Pernambuco, eleita como cabeça de chapa. O atual governador do estado, Paulo Câmara (PSB), não concorreu ao cargo novamente pois já foi reeleito nas últimas eleições ao governo de Pernambuco.
Disputaram a eleição os candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (União Brasil), Jones Manoel (PCB), João Arnaldo (PSOL), Pastor Wellington (PTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e Claudia Ribeiro (PSTU).
🚨URGENTE: Raquel Lyra é eleita Governadora do Estado de Pernambuco. pic.twitter.com/DtMHCp2Nyu
— CHOQUEI (@choquei) October 30, 2022