A comunidade científica ficou espantada após os resultados inesperados da avaliação das habilidades de um menino de 11 anos, que obteve a maior pontuação possível no teste Mensa, o teste de QI mais famoso do mundo. “Todo mundo na escola me acha muito inteligente”, confessou o protagonista, acrescentando que gostaria de estudar matemática em Cambridge ou Oxford, além de esclarecer que adora fazer qualquer atividade que estimule seu cérebro.
Trata-se de Brainy Yusuf Shah, que obteve 162 pontos, o que representa uma marca histórica por ser o valor máximo para menores de 18 anos.
Ver essa foto no Instagram
O que é significativo é que no referido teste Stephen Hawking obteve 160 pontos e acredita-se que o físico Albert Einstein, embora nunca tenha feito oficialmente o teste, teria obtido uma nota idêntica à de seu colega.
A verdade é que quando o jovem não está a estudar, gosta de sudoku e de resolver cubos mágicos.
O aluno de Leeds começou a brincar com os cubos de Rubik em janeiro, depois de ver um na casa de um amigo, e no final do mês conseguia resolver cubos de todas as dificuldades com uma facilidade surpreendente.
“Todo mundo achava que eu era muito inteligente”, disse o jovem.
“Todo mundo na escola achava que eu era muito inteligente e sempre quis saber se estava entre os 2% melhores das pessoas que faziam o teste”, disse Shah, de acordo com declarações reproduzidas no Daily Mail.
“É especial ter um certificado para mim e sobre mim”, acrescentou o menino, cheio de orgulho.
O jovem comentou que adora fazer atividades que estimulem sua inclinação intelectual. Após a prova, Yusuf foi comemorar a conquista em um jantar no Nando’s junto com seus pais e seus dois irmãos mais novos, Zaki e Khalid.
CA/ED
*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.