ÍDOLO DE 23 ANOS

Kylian Mbappé: quem é a promessa cumprida do futebol francês

Atacante se destacou na final da Copa do Mundo do Catar mesmo sem a conquista do título.

kylian-mbappe-quem-e-a-promessa-cumprida-do-futebol-frances
Mbappé foi grande destaque da Copa de 2022 (Crédito: Julian Finney/ Getty Images)

Conquistar um título de Copa do Mundo aos 19 anos não é para qualquer um, mas Kylian Mbappé, o craque do futebol francês, conseguiu a façanha em 2018. Agora, com 23 anos, deu trabalho à equipe argentina, marcando 2 gols em menos de 10 minutos. Foi consagrado o artilheiro da Copa do Catar, com um total de 8 gols.

Publicidade

O futebol sempre esteve no sangue do fenômeno jovem. Seu pai, camaronês, foi jogador e chegou a treinar o time de base AS Bondy, na cidade natal do craque.

Em 2010, com 11 anos, passou a ser treinado pelo pai nos juniores do Bondy. Mesmo no time local, a primeira temporada, ainda quando criança de Mbappé, chamou a atenção de grandes times franceses. Além dos nacionais, os espanhóis Real Madrid e Valência tentaram negociar a contratação do pequeno. Finalmente, em 2013, quando tinha apenas 14 anos, foi fisgado pelo Mônaco Futebol Clube, na França.

Em 2015, Kylian Mbappé já jogava no time profissional do Clube. Na temporada de 2016 e 2017, oficialmente como titular, a grande explosão que era o jovem francês implodiu o Mônaco e o futebol europeu desbancando o veteraníssimo Paris Saint-Germain. O Mônaco Futebol Clube foi o campeão do Campeonato Francês com um Mbappé de apenas 18 anos que marcou 15 gols em 29 partidas. Na temporada, foram 44 partidas e 26 gols.

Depois do desempenho extraordinário, todos os holofotes, ou melhor dizendo, todas as luzes do campo se acenderam sobre Mbappé. A disputa dos times europeus pelo jovem começou, mas dizem a própria casa é sempre o melhor lugar do mundo. O francês foi comprado pelo Paris Saint-Germain por 180 milhões de euros (R$ 670 milhões), na que foi a segunda maior transação da história do futebol, atrás apenas da de Neymar pelo mesmo time, por 222 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão).

Publicidade

A contratação proporcionou um curioso encontro de gerações. Lionel Messi, Neymar e Mbappé formam um dos trios e ouro do futebol europeu com a saída recente do argentino do Barcelona.

O futebol maduro feito por um jogador ainda criança no esporte espantou e ainda espanta os especialistas, jogadores e o público apaixonado pela modalidade.

A promessa francesa se cumpriu em 2018. O atacante de apenas 19 anos foi consagrado com uma vitória na Copa do Mundo, apenas o terceiro a conquistar esse feito antes dos 20 anos de idade. Quem está com ele na lista? O italiano Bergomi e ninguém menos que o brasileiro Pelé, Rei do Futebol. Entre eles, apenas Mbappé e Pelé pontuaram em uma final da Copa, o brasileiro ainda dois anos mais novo que o francês.

Publicidade

Se a última revelação pareceu uma provocação, podem ficar tranquilos. Mbappé já declarou diversas vezes sua admiração pelo jogador brasileiro e o tem como um ídolo pessoal.

Mais recordes? Temos! Mbappé marcou seu segundo gol na final da Copa do Catar o que o tornou o quinto jogador a fazer pelo menos um gol em duas decisões em Copas, se juntando a Vavá, Pelé, Breitner e Zidane.

O jogo intenso contra a argentina não possibilitou a segunda vitória, mas Kylian Mbappé ainda tem anos de jogo pela frente. Mesmo com muito mais para se ver, sua promessa como grande ídolo do futebol já foi cumprida.

Publicidade

*Sob supervisão de Lilian Coelho

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.