Nesta sexta-feira (6), os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de 3 bilhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia. Essa será a primeira vez que os veículos de combate Bradley são enviados para Kiev, que nas últimas semanas reforçou os pedidos por novos equipamentos a seus aliados ocidentais.
O envio da ajuda foi oficializado após a conversa entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Em comunicado conjunto, os dois confirmaram o envio de veículos Bradley pelos EUA, enquanto a Alemanha fornecerá veículos blindados Marder.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a assistência americana também incluirá sistemas de artilharia, mísseis terra-ar e outros tipos de itens, como munição e suprimentos. O Pentágono ainda deve divulgar mais detalhes nos próximos dias.
Os veículos Bradleys são normalmente armados com um canhão automático de 25 mm, metralhadora de 7,62 mm e mísseis antitanque. “Não é um tanque, mas um matador de tanques”, disse o general de brigada Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, na quinta-feira (5). “Acreditamos que isso irá ajudá-los no campo de batalha”, acrescentou.
Os novos envios dos EUA são o maior de uma série de pacotes de ajuda militar que o país vem fazendo desde o início da guerra. A intenção americana é enviar o máximo de equipamentos para a Ucrânia durante o inverno, já que a expectativa é que a guerra volte a se intensificar com a chegada da primavera.
Siga a gente no Google Notícias