
Nesta quinta-feira (5), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou o primeiro cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia. Ele também sugeriu o mesmo a Kiev — que imediatamente rejeitou a proposta, considerada hipócrita.
O Kremlin informou que os ataques ao longo das frentes de batalha serão suspensos por 36 horas, a partir do meio-dia (6h em Brasília) desta sexta-feira (6). A medida foi tomada com a ideia de facilitar a comemoração do Natal ortodoxo, celebrado no sábado (7).
“Com base no fato de que um grande número de cidadãos que professam a religião ortodoxa vivem nas áreas de combate, pedimos ao lado ucraniano que declare um cessar-fogo e lhes dê a oportunidade de assistir às festividades religiosas na véspera de Natal, bem como no dia da natividade de Cristo”, disse Putin.
Segundo a agência de notícias Tass, o anuncia surge após Putin ter seguido orientação do patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo, seu aliado político que sofreu diversas críticas por apoiar a ação militar contra os ucranianos.
A sugestão, contudo, foi rejeitada pela Ucrânia. O assessor presidencial do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Mikhailo Podoliak, publicou em seu perfil no Twitter que o cessar-fogo era uma “armadilha cínica e elemento de propaganda”.
ROC is not an authority for global Orthodoxy & acts as a “war propagandist”. ROC called for the genocide of Ukrainians, incited mass murder & insists on even greater militarization of RF. Thus, ROC’s statement about “Christmas truce” is a cynical trap & an element of propaganda.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 5, 2023
Em outra publicação, Podoliak disse: “A Ucrânia não ataca territórios estrangeiros e não mata civis como a Rússia faz. A Ucrânia destrói apenas soldados do exército de ocupação em seu território. A Rússia deve deixar os territórios ocupados – só assim terá uma ‘trégua temporária’. Guarde a hipocrisia para si mesmo.”
Siga a gente no Google NotíciasFirst. Ukraine doesn’t attack foreign territory & doesn’t kill civilians. As RF does. Ukraine destroys only members of the occupation army on its territory…
Second. RF must leave the occupied territories – only then will it have a “temporary truce”. Keep hypocrisy to yourself.— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) January 5, 2023