O governo dos EUA anunciou hoje (25) que vão enviar 31 tanques do tipo M1 Abrams para a Ucrânia. O envio deve acontecer nos próximos meses. A medida acabou com um impasse diplomático com a Alemanha sobre a melhor forma de ajudar os ucranianos na guerra contra a Rússia.
O presidente norte-americano Joe Biden estava relutante com a ideia de enviar os tanques Abrams, sob a alegação de que são de difícil manutenção. A decisão de hoje ocorreu após a Alemanha anunciar que enviará seus tanques, modelo Leopard 2, que são mais adequados para ajudar o país.
De acordo com autoridades, os EUA também enviarão um pequeno número de veículos de recuperação, ou seja, carros usados para auxiliar no reparo dos tanques no campo de batalha.
Tune in as I deliver remarks on our continued support for Ukraine. https://t.co/kE6LoH14qa
— President Biden (@POTUS) January 25, 2023
A Sky News Arabia foi a primeira a relatar a notícia de que os EUA estavam pensando em enviar os tanques. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sempre pediu aos aliados ocidentais o envio de tanques modernos. De acordo com o líder ucraniano, seu país se prepara para um ataque russo de grandes proporções na primavera. Segundo a rede Al Jazeera, além dos EUA, o Reino Unido já havia anunciado o envio de 12 de seus tanques Challenger 2 para a Ucrânia, no intuito de ajudar na defesa do país.
Siga a gente no Google Notícias