Os filhos do príncipe Harry e de Meghan Markle devem receber o título de príncipe e princesa apesar da abdicação dos pais dos deveres reais. Pela primeira vez, foi utilizado o título para anunciar publicamente o batismo da filha do casal, Lilibet Diana.
Desde a ascensão ao trono do rei Charles III em setembro de 2022, os filhos de Harry, Archie, de três anos, e Lilibet, de um ano, podem receber o título de príncipe e princesa. O Palácio de Buckingham chegou a divulgar que deve atualizar o site real exprimindo os títulos das crianças “no devido tempo”.
Desde março de 2020, Harry e Meghan não participam mais de compromissos reais e tiveram conflitos internos na família e com a instituição real, incluindo as sucessivas exposições de situações pelas quais passaram dentro da realeza. O conflito principal ocorreu depois da divulgação da série na Netflix sobre o casal, bem como o livro de memórias de Harry.
Na última semana, o casal que hoje vive na Califórnia, nos Estados Unidos, foi despejado pelo rei Charles de sua casa, a mansão Frogmore Cottage, na propriedade do Castelo de Windsor, no Reino Unido.
Os conflitos geraram dúvidas sobre a escolha da atribuição do título real por Harry e Meghan aos filhos. Em entrevista, há cerca de dois anos, Meghan chegou a afirmar que a família real se recusou a dar o título ao filho Archie questionando, inclusive, sobre qual seria o tom de pele da criança.