O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ir à coroação do rei Charles III, marcada para o dia 6 de maio em Londres e alguns detalhes estão sendo acertados pelo cerimonial, em ritmo acelerado. Além da coroação, Lula deve se reunir com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
Antes, a previsão era de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fosse o representante diplomático na cerimônia. Agora, o cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, que cuida dos preparativos de viagens diplomáticas, já passou a trabalhar com detalhes da viagem ao Reino Unido, um dia depois do retorno da viagem oficial à China e aos Emirados Árabes Unidos.
Agradeço o governo dos Emirados Árabes e ao presidente @MohamedBinZayed pela bonita e fraterna recepção. Espero que em breve possamos retribuir a hospitalidade no Brasil 🇧🇷🇦🇪
🎥: @wamnews_eng pic.twitter.com/dl1flLFIHl
— Lula (@LulaOficial) April 16, 2023
Antes de ir ao Reino Unido, Lula viaja, já na semana que vem, para Portugal e Espanha e, com isso, aumenta ainda mais a média de países visitados por mês. Depois da coroação de Charles III, o presidente brasileiro deve seguir para a reunião do G7, em Hiroshima, no Japão, que acontece de 19 a 21 de maio.
Charles III assumiu o trono no Reino Unido após a morte de Elizabeth II, sua mãe e mais longeva rainha da Inglaterra. A viagem faz parte da estratégia do governo de colocar Lula em posição de destaque no cenário político internacional.