RECORDE NO PACÍFICO

Maior narcossubmarino da Colômbia é apreendido com 3 toneladas de cocaína

Embarcação seguia para os Estados Unidos, principal consumidor mundial da droga.

submarino-colombia
Reprodução

A Marinha da Colômbia anunciou ter apreendido o maior narcossubmarino da história do país com três toneladas de cocaína no Oceano Pacífico, nesta sexta-feira (12). O submarino mede 30 metros de comprimento e três de largura, é um tipo de embarcação semisubmersível, equipado e adaptado para o atender às necessidades do narcotráfico.

Publicidade

As forças colombianas interceptaram o submarino na última terça-feira (9), quando seguia para América Central, em uma das rotas utilizadas para o tráfico de drogas para os Estados Unidos, o principal consumidor mundial da cocaína colombiana.

Foram presos três homens colombianos no embarcação e encaminhados para a cidade de Tumaco para prestar esclarecimentos à Justiça sobre as drogas. Os suspeitos declararam que foram “obrigados por uma organização do narcotráfico a embarcar e levar o semissubmersível com o alcaloide para a América Central”, informou a Marinha.
Segundo cálculos da Marinha, a apreensão representou um prejuízo de 103 milhões de dólares (cerca de 507 milhões de reais) para a organização.

Fabricadas na Colômbia, estas embarcações rústicas e rápidas viajam no nível da superfície da água, percorrem distâncias mais longas que lanchas e são difíceis de rastrear pelas autoridades. A legislação do país castiga o uso, construção, comercialização, posse e transporte de semissubmersíveis com penas de até 14 anos de prisão.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.