O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (21) que o encontro marcado com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não aconteceu porque o presidente ucraniano se atrasou e não apareceu para a reunião bilateral.
“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu”, explicou Lula.
De acordo com Lula, Zelensky não havia chegado para a reunião bilateral às 15h15, no horário local. Então, o presidente brasileiro recebeu o presidente do Vietnã, Pham Minh Chinh, em uma reunião de aproximadamente uma hora. Ao final do encontro com o vietnamita, segundo Lula, o presidente da Ucrânia não apareceu para o encontro.
Lula também minimizou a ausência do encontro a sós com Zelensky pois, segundo Lula, os dois presidentes ouviram o discurso um do outro sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
“Eu ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele certamente ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E eu continuo com a mesma posição que eu estava antes”, continou Lula. O presidente deu as declarações em entrevista coletiva após a participação na cúpula de líderes do G7, em Hiroshima, no Japão.
O presidente foi perguntado a respeito da declaração do presidente ucraniano de que Lula teria ficado “desapontado” com a não realização da reunião bilateral. “Eu não fiquei decepcionado, eu fiquei chateado porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto, por isso que eu marquei com ele aqui no hotel. Apenas isso. Veja, o Zelensky é maior de idade, ele sabe o que faz”, respondeu Lula.
O presidente brasileiro ainda acrescentou que nem Zelensky, nem o presidente da Rússia, Vladimir Putin, querem se sentar para discutir a paz entre os dois países.
Sinto que nem o Putin nem o Zelensky estão falando em paz agora. Parece que os dois estão convencidos que alguém vai ganhar. Mas somente a paz vai fazer com que não morram mais pessoas. Brasil, China, Índia e Indonésia são alguns países empenhados em construir a paz. Todos nós…
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023