IMPASSE INTERNACIONAL

“A decepção foi de Lula”, diz Zelensky sobre encontro cancelado no G7

O presidente da Ucrânia esteve reunido com líderes de vários países e discutiu a ajuda ao seu país. As reuniões contaram, inclusive, com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia, que é próximo ao governo russo

zelensky-g7-lula
(Crédito: Getty Images)
Neste domingo (21), em conversa com jornalistas, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que quem ficou decepcionado pelo cancelamento do encontro entre Ucrânia e Brasil foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  – e não ele.
 Ao ser perguntado se ficou chateado,  Zelensky respondeu, com um leve sorriso: “Eu acho que ele se decepcionou”.

Zelensky foi recebido pelos principais líderes mundiais e  debateu ajuda ao país invadido, inclusive com o primeiro-ministro Narendra Modi, da Índia, que é próximo ao governo russo.

Publicidade

O presidente  dos EUA, Joe Biden disse que as potências mundiais “não vacilarão” em apoiar a Ucrânia. Biden disse ainda que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “não acabará cm nossa determinação, como ele pensou que faria”. Durante a semana, Biden já havia anunciado mais um pacote de ajuda em armas dos EUA para a Ucrânia, cerca de US$ 375 milhões em munição, artilharia, veículos blindados e outros equipamentos.

Segundo o jornal The New York Times,  Zelensky, rejeitou a alegação da Rússia de que capturou Bakhmut e disse que as forças de Kiev ainda lutam pela cidade oriental.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.