Polêmica

Taylor Swift no Brasil: Erika Hilton aciona MP para investigar cambismo em venda de ingressos

Em suas redes sociais, a deputada citou relatos de cambismo, casos de violência envolvendo cambistas e suspeitas de serviços digitais com a proposta de “furar filas” virtuais para a aquisição de ingressos; Procon-SP também se manifestou

Erika Hilton oficia MP por venda de ingressos para shows de Taylor Swift
(Créditos: Mandato Erika Hilton)

Seguindo a polêmica gerada durante a venda de ingressos para a The Eras Tour — sequência de shows da cantora estadunidense Taylor Swift — no Brasil, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) oficiou o Ministério Público de São Paulo na última segunda-feira (12) por ocorrências no processo de vendas realizadas pela empresa Time For Fun (T4F).

Publicidade

Em suas redes sociais, Hilton citou relatos de cambismo, casos de violência envolvendo cambistas e suspeitas de serviços digitais com a proposta de “furar filas” virtuais para a aquisição de ingressos.

O ofício vem como um pedido de ampliação do escopo de uma investigação já corrente a respeito da venda de ingressos para shows da banda Rebelde, realizada pela empresa Eventim. “Tudo isso fere os direitos do consumidor, e se já há uma investigação do Ministério Público ocorrendo sobre o tema, cabe sua ampliação“, declarou a congressista.

Defesa do consumidor

A T4F também está sendo notificada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). Em publicação oficial, o órgão informou que foi feita uma análise preliminar das reclamações de consumidores registradas no site. Os relatos dão conta de que os ingressos, cuja venda foi iniciada ontem (12), teriam se esgotado em poucas horas nos canais oficiais, mas estariam sendo anunciados e vendidos em sites não-oficiais por preços muito mais altos.

Publicidade

Ainda segundo o órgão, a partir da notificação, a empresa tem um prazo para apresentar suas explicações e, quando cabível, adotar medidas que solucionem os problemas apontados, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor. Esse procedimento faz parte do processo para uma eventual realização de ações fiscalizatórias.

O diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, reforçou que é “essencial” que os consumidores registrem suas reclamações no site, porque estas “geram as notificações para que as empresas expliquem seus procedimentos e ainda ajudam os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-SP, a analisar e estudar formas de melhorar as relações de consumo, além, claro, do apoio na mediação de conflitos“.

Datas dos shows

Em sua passagem pelo Brasil, Taylor Swift subirá ao palco no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro; e no Allianz Parque, em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.