O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para uma reunião fora da agenda oficial nesta segunda-feira (27).
Dino é o nome mais provável para ser indicado pelo presidente para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), já que Rosa Weber se aposentou no final de setembro.
Conforme o portal da CNN noticiou nesta última sexta-feira (24), o presidente Lula vem sinalizando a aliados que o ministro da Justiça é o nome ideal para a cadeira. Ele ainda teria o apoio dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
O maranhense Dino, por outro lado, enfrenta forte resistência de uma ala de senadores. Vale reiterar que, antes de ser nomeado, o nome escolhido por Lula terá de ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para então ser votado no plenário do Senado Federal.
No final de outubro, a Casa rejeitou uma indicação feita por Lula para o cargo de defensor público-geral federal. A rejeição, a primeira da história da Defensoria Pública da União, foi tida como um recado nada velado para o Planalto.
O presidente também disse a ministros do STF que o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, será indicado para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Lula reafirmou a escolha durante o encontro com os ministros da Corte Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, na noite desta quinta-feira (23).
Compareci, com alegria, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a posse dos novos ministros Teodoro Silva Santos, José Afrânio e Daniela Teixeira. O Poder Judiciário é essencial para que tenhamos uma Constituição efetiva, com paz, justiça e serenidade. pic.twitter.com/PQhv9rh7yP
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 23, 2023