CARGO DE PRIMEIRO-MINISTRO

Macron nomeia ministro mais jovem da história e primeiro declaradamente gay, Gabriel Attal

A mudança acontece um dia depois de a demissão de Élisabeth Borne ser aceita pelo presidente francês;

Macron nomeia ministro mais jovem da história e primeiro declaradamente gay, Gabriel Attal
Gabriel Attal – Crédito: Getty Images

O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou nesta terça-feira (9) Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro do país. Ele será o político mais jovem a ocupar o cargo na história da França (34 anos) e o primeiro a ser declaradamente gay.

Publicidade

Macron tem lutado para lidar com um parlamento mais complexo e turbulento desde que perdeu a maioria absoluta pouco depois de ser reeleito em 2022. “A dupla Macron-Attal pode trazer uma nova vida (ao governo)”, disse o pesquisador da Harris Interactive, Jean-Daniel Levy.

Gabriel Attal assume apenas um dia depois de Macron aceitar a demissão de Élisabeth Borne. Ela assumiu o cargo de primeira-ministra em maio de 2022. A agora ex-ministra de 62 anos foi a segunda mulher a chefiar o governo francês. Borne renunciou ao cargo ontem, depois de superar quase trinta moções de censura na Assembleia Nacional.

Durante os 20 meses dela como chefe, o governo não teve maioria absoluta no Parlamento. Esse período foi marcado pelas discussões da reforma da Previdência, imposta por decreto, e por um episódio de distúrbios urbanos em meados de 2023.

A medida não traz uma grande mudança política, mas sinaliza um desejo de o presidente francês em tentar melhorar as chances do seu partido, de centro, nas eleições parlamentares de junho na União Europeia.

Publicidade

As pesquisas de opinião mostram que o campo de Macron está atrás do partido da líder de extrema direita Marine Le Pen por cerca de oito a dez pontos percentuais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.