O presidente da Argentina Javier Milei retornou nesta sexta-feira (19) ao país após sua participação no 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A equipe de Milei chega confiante, afirmando que o libertário teve um “resultado sensacional”. Segundo a comitiva, com esta viagem, o chefe de Estado pôde “mostrar quais são as suas convicções políticas e econômicas”.
“O mundo inteiro observa com optimismo as reformas que estão a ser feitas na Argentina”, afirmaram assessores de Milei.
Nas redes sociais, Milei fez uma publicação da capa da revista The Economist na qual ele é mencionado em um artigo: “Milei Vs. A Casta”.
VIVA LA LIBERTAD CARAJO pic.twitter.com/WfnfWE50Al
— Javier Milei (@JMilei) January 19, 2024
A participação de Milei no Fórum Econômico Mundial foi descrita por líderes e figuras políticas de diferentes países como de “significância internacional”, durante um almoço servido ontem ao meio-dia, no qual discursou o ministro da Economia, Luis Caputo.
Essa reunião, organizada pelo jornal americano The Washington Post, contou com a presença de vários líderes: O Chefe de Gabinete, Nicolás Posse; a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino; o presidente de Israel, Isaac Herzog; da Armênia, Vahagn Khachaturian; o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis; a presidente do FMI, Christine Lagarde, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, entre outros 400 convidados de honra.
Após esse encontro, Milei e sua comitiva iniciaram o retorno à Argentina em um voo que saiu de Zurique por volta das 16h (horário argentino), com destino a Frankfurt e, de lá, partiram duas horas depois para o Aeroporto Internacional Ministerio Pistarini, em Ezeiza.