Daniel Scioli será o novo Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes de Javier Milei. Assim, ele terá que deixar o cargo de embaixador do Brasil, cargo que assumiu durante a gestão de Alberto Fernández.
A chegada do ex-governador e ex-vice-presidente na gestão Néstor Kirchner foi anunciada através da rede social X pelo ministro do Interior, Guillermo Francos.
Junto al presidente @JMilei nos reunimos con @danielscioli, quien asumirá en la Secretaría de Turismo, Ambiente y Deportes de @MinInteriorAR. pic.twitter.com/uxTtBwfQeC
— Guillermo Francos (@GAFrancosOk) January 30, 2024
A princípio, segundo apuração de Perfil.com, o Governo ainda não definiu quem será o próximo embaixador da Argentina no Brasil. Contudo, até que decidam o nome que vai substituir Scioli, Rodrigo Carlos Bardoneschi, que já trabalhava na embaixada como chefe de missão e encarregado de negócios, permanecerá em seu lugar.
Scioli e Milei: uma relação de “muitos anos”
Scioli tem uma ligação muito estreita com o peronismo. Ele foi vice-presidente de Kichner, foi governador da província de Buenos Aires com Cristina Fenández na gestão de Alberto Fernández. Além disso, chegou a cogitar ser candidato à presidência nas últimas eleições. Porém, a ideia não foi adiante.
No final de novembro, porém, durante entrevista à A24 , Scioli falou sobre seu vínculo com Milei: “Eu o conheço há muitos anos”, disse ele. O embaixador revelou ainda que, que após o triunfo libertário, eles trocaram mensagens.