O Relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado nesta terça-feira (21), indica que o mercado mundial de turismo deve voltar aos níveis pré-Covid-19 em 2024. A flexibilização das restrições e a demanda reprimida são os principais fatores para o aumento de viajantes internacionais, impulsionando o PIB global aos patamares anteriores a 2020.
O Brasil é a 26ª maior economia no desenvolvimento do setor de viagens e o único país latino-americano entre os 30 mais bem colocados, tendo subido oito posições desde 2019. Estados Unidos, Espanha, Japão, França e Austrália lideram o ranking.
O Índice de Viagens e Turismo, criado pelo fórum e publicado a cada dois anos em parceria com a Universidade de Surrey, avalia 117 países em critérios como segurança, apoio estatal, igualdade de gênero e sustentabilidade dos recursos naturais.
TURISMO ESTRANGEIRO | O governo lançou um programa para atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) é fruto de parceria entre @MTurismo, @mporoficial e @EmbraturBrasil. pic.twitter.com/7cQQy0SJPF
— CanalGov (@canalgov) March 21, 2024
No Brasil, o setor de viagens se beneficia dos atrativos culturais e naturais, mas precisa focar mais na sustentabilidade. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que o país está conectado com a agenda de desenvolvimento sustentável, embora ainda enfrente desafios de infraestrutura e segurança. O governo tem trabalhado para melhorar a segurança nas zonas turísticas e atrair eventos de negócios.
Em entrevista à Folha, ele diz: “em muitas cidades turísticas do país não é essa uma questão fundamental. Nos centros urbanos, é crescente a preocupação dos governos estaduais em garantir um elevado nível de policiamento nas zonas turísticas, o que coloca os índices de criminalidade nestas zonas compatíveis com as grandes cidades no mundo”.
O futuro do turismo
O MPor está unido com a @EmbraturBrasil e o @MTurismo para melhorar a experiência do turista estrangeiro nos aeroportos do Brasil! Lançamos, nesta quarta (20), o Programa de Aceleração do Turismo Internacional, que busca ampliar os voos internacionais com destino ao Brasil. ✈️ pic.twitter.com/Z5aXZOxemE
Publicidade— Ministério de Portos e Aeroportos (@mporoficial) March 20, 2024
Globalmente, o turismo continua a crescer pós-Covid, mas de forma desigual. Em suma, de 119 países analisados, 71 tiveram aumento de pontuação, com o Brasil subindo 4,41 pontos. Obstáculos incluem mudanças climáticas, tensões geopolíticas, crises econômicas e novas tecnologias como a inteligência artificial. As viagens de negócios ainda superam as de lazer, e há uma escassez de mão de obra especializada, pressionando preços e serviços. Economias de alta renda, especialmente na Europa e na região do Pacífico, mantêm as condições mais favoráveis para o turismo.
* Sob supervisão de Lilian Coelho