rio sena poluído

Organização da Olimpíada cogita “plano B” para maratona aquática

Com a poluição no Rio Sena, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estuda possíveis alternativas para a maratona aquática

Com a poluição no Rio Sena, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estuda possíveis alternativas para a maratona aquática
Com a poluição no Rio Sena, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estuda possíveis alternativas para a maratona aquática – Crédito: Divulgação / Comitê Olímpico Internacional

O Rio Sena voltou a ser o foco das atenções nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na última terça-feira (6), o treino de familiarização para a maratona aquática, previsto para acontecer no local, foi cancelado. O motivo foi o alto nível de poluição presente nas águas do rio.

Publicidade

Segundo comunicado divulgado pela World Aquatics, “após a reunião diária desta manhã foi decidido que a sessão de familiarização que aconteceria hoje, 6 de agosto de 2024, foi cancelada”. As competições de maratona aquática estão programadas para os dias 8 e 9 de agosto, e a organização está confiante de que ocorrerão conforme o planejado.

Treinos prévios para a competição de triatlo também foram afetados pela contaminação, forçando o adiamento das atividades por duas vezes. A situação se tornou crítica ao ponto de a prova do triatlo masculino ser adiada para o dia 31 de julho.

Críticas dos atletas sobre a poluição do Rio Sena

A decisão gerou diversas críticas por parte dos atletas. A equipe de triatlo da Bélgica optou por não participar do Triatlo Misto, após a atleta Claire Michel ser hospitalizada devido a uma infecção pela bactéria E.coli, que pode ser transmitida através de água contaminada.

A triatleta belga Jolien Vermeylen, que terminou na 24ª posição na prova do triatlo feminino, também fez duras críticas. “Enquanto nadava sob a ponte, senti e vi coisas nas quais não deveríamos pensar muito. O Sena está sujo há cem anos, então eles não podem dizer que a segurança dos atletas é prioridade. Isso é besteira”, disse a atleta em uma entrevista ao jornal britânico The Sun.

Publicidade

Quais são as alternativas para a maratona aquática?

Com a poluição no Rio Sena, a organização de Paris 2024 estuda possíveis alternativas para a maratona aquática. Uma das opções consideradas é a transferência das provas para o Estádio Náutico, localizado em Vaires-sur-Marne, cerca de 35 km de Paris. Esta medida visa garantir a segurança dos atletas e manter o cronograma das competições.

Em adição, as previsões meteorológicas favoráveis ​​e as análises prospectivas dão um certo alívio à organização, que segue confiante na realização das competições de maratona de natação nos dias 8 e 9 de agosto conforme planejado.

A história de contaminação do Rio Sena levanta dúvidas sobre sua aptidão para sediar futuras competições aquáticas. Em épocas de chuva, o risco de contaminação por resíduos aumenta significativamente, afetando a qualidade da água. Os imbróglios que cercam a poluição no Rio Sena certamente dão espaço para discussões mais amplas sobre a necessidade de melhorias ambientais e infraestruturais em Paris.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.