"promessa cumprida"

Prefeita de Paris nada no rio Sena nove dias antes das Olimpíadas

O rio da capital francesa deve receber provas de natação, triatlo e paratriatlo

sena
Prefeita de Paris nadou no Rio Sena nesta manhã – Créditos: Getty Images

Num dia ensolarado, com a água a 20°C, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu sua promessa: nadou no Rio Sena na manhã desta quarta-feira (17). O banho nove dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris vem como um aviso para indicar que a qualidade da água melhorou. Várias provas devem acontecer no rio que perpassa a cidade.

Publicidade

Hidalgo mergulhou cinco dias depois da ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra. 

Seu local escolhido foi próximo à sede da prefeitura, e a política nadou acompanhada do presidente do Comitê Organizador dos jogos, Tony Estanguet, e o representante do governo para a região Île-de-France, que inclui Paris, Marc Guillaume.

Hidalgo usava um rabo de cavalo e uma roupa de mergulho preta. O ato rompe com o aniversário de mais de cem anos da portaria que proibiu a entrada no rio, em 1923. A promessa de despoluição do Sena foi um dos principais pilares da candidatura de Paris como cidade sede dos jogos.

“É sonho realizado”, disse Hidalgo, após nadar alguns minutos. “A promessa foi cumprida”.

Publicidade

Competições no Sena

A despoluição do rio parisiense não é um projeto de agora – autoridades locais investem no corpo de água desde 2016. Ao todo, já foram mais de € 1,4 bilhão investidos (equivalente a R$ 8,35 bi, em valores atuais).

Para higienizar o Sena e seu afluente, o Marne, o governo modernizou as estações de tratamento de esgoto e a coleta de resíduos plásticos. Além disso, construiu um reservatório de águas pluviais e residuais no centro de Paris.

O intuito das obras foi “reduzir para menos de dois dias após a última chuva o período de impossibilidade de realizar as provas no Sena”, informou a prefeitura em março deste ano.

Publicidade

O rio receberá atletas de triatlo, natação em maratona e paratriatlo. No caso de chuvas intensas, água não tratada pode ser jogada no rio, forçando os organizadores a adiar as provas. Outra possibilidade é trnasferir a natação para a cidade de Vaires-sur-Marne.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.