Comissão de Segurança Pública

Comissão do Senado vai ao Ceará após tentativa de fuga em presídio

Sergio Petecão, presidente da CSP, conversou com Eduardo Girão, autor do requerimento para audiência no Ceará

ceará
Sergio Petecão, presidente da CSP, conversa com Eduardo Girão, autor do requerimento para audiência no Ceará – Créditos: Reprodução/Saulo Cruz/Agência Senado

A Comissão de Segurança Pública (CSP) vai ao Ceará nesta sexta-feira (9) para investigar uma tentativa de fuga de presos da unidade prisional de Itaitinga, município situado a 33 quilômetros de Fortaleza. A diligência atende a pedido (REQ 40/2024 – CSP) do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Está prevista uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza a partir das 10h.

Publicidade

Entre os convidados para a reunião, o senador sugeriu nomes como o do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, Luís Mauro Albuquerque Araújo, e do diretor da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP2), Ramony de Melo; além de representantes de policiais penais.

Girão disse que as notícias a respeito do episódio têm sido contraditórias. De acordo com o senador, informações veiculadas pela imprensa apontam que criminosos conseguiram render agentes penitenciários, subtrair armas e coletes, e empreender uma fuga no último sábado (3). O governo do estado nega que a fuga tenha acontecido:

O governador do Ceará [Elmano de Freitas] não respondeu à imprensa, apenas publicou um vídeo dizendo que não houve fuga, um vídeo dito não por ele, mas pelo secretário de Administração Penitenciária, e você tem aí uma informação completamente contraditória do sindicato, da Joelia, que é presidente do Sindicato dos Policiais Penais. A gente precisa saber do que é a verdade, do que está acontecendo: se teve fuga, se não teve fuga, cadê a lista, para onde foram, quantos foram recapturados. Infelizmente, a gente tem que desenhar, porque a contradição está muito grande — afirmou o senador na terça-feira (6).

Fonte: Agência Senado

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.