TRATAMENTOS

Os medicamentos mais eficazes contra enxaqueca, segundo estudo

No total, foram incluídos 137 ensaios clínicos controlados randomizados, somando 89.445 participantes com idade média de 40 anos, dos quais 86% eram mulheres

os-medicamentos-enxaqueca
Homem com enxaqueca – Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

Um novo estudo publicado no periódico BMJ revelou que os medicamentos à base de triptanos podem ser mais eficazes para tratar uma enxaqueca aguda do que medicamentos mais novos e caros. Esta pesquisa traz importantes implicações para o tratamento desta condição debilitante, especialmente em termos de custo-benefício e acessibilidade.

Publicidade

Os triptanos, conhecidos pelo seu papel no tratamento da enxaqueca e da cefaleia em salvas, atuam estreitando os vasos sanguíneos no cérebro e impedindo a liberação de substâncias químicas responsáveis pela dor e inflamação. Este efeito duplo torna os triptanos uma opção poderosa para quem sofre com essas dores de cabeça intensas e unilaterais.

De acordo com o estudo, quatro tipos de triptanos — eletriptano, rizatriptano, sumatriptano e zolmitriptano — mostraram-se mais eficazes no alívio da dor da enxaqueca do que medicamentos mais caros e comercializados recentemente, como lasmiditano, rimegepante e ubrogepanto. Os medicamentos mais novos foram considerados comparáveis ao paracetamol e à maioria dos analgésicos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram diversos bancos de dados para identificar ensaios clínicos randomizados publicados até 24 de junho de 2023. Os estudos selecionados comparavam medicamentos orais licenciados para tratamento de enxaqueca aguda em adultos. No total, foram incluídos 137 ensaios clínicos controlados randomizados, somando 89.445 participantes com idade média de 40 anos, dos quais 86% eram mulheres.

Quais são os medicamentos mais eficazes contra enxaqueca?

Os resultados desta revisão sistemática mostram que todos os medicamentos foram mais eficazes que o placebo no alívio da dor após duas horas do uso. A maioria deles também foi eficaz no alívio sustentado dos sintomas por até 24 horas, com exceção do paracetamol e naratriptano. Quando comparados entre si:

Publicidade
  1. O eletriptano foi o mais eficaz no alívio da dor em duas horas
  2. Seguido pelo rizatriptano, sumatriptano e zolmitriptano

Para o alívio sustentado da dor por até 24 horas, eletriptano e ibuprofeno lideraram a lista.

Os pesquisadores destacam que os triptanos com melhor desempenho devem ser considerados como a primeira linha de tratamento para episódios de enxaqueca. Eles sugerem que esses medicamentos sejam incluídos na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que pode promover sua acessibilidade global e garantir padrões uniformes de atendimento.

No entanto, os especialistas alertam que medicamentos à base de triptanos devem ser evitados por pessoas com problemas cardíacos ou que experimentam efeitos colaterais desagradáveis. Mesmo assim, afirmam que os resultados “oferecem a melhor evidência disponível para orientar a escolha de intervenções medicamentosas orais agudas para episódios de enxaqueca”. Essa orientação pode facilitar a tomada de decisões informadas entre pacientes e médicos, promovendo um tratamento mais efetivo e personalizado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.