maior tempestade de 2024

Brasileiros nos EUA relatam medo: ‘Furacão vai passar por cima da minha casa’

Supermercados na região relatam falta de produtos, e postos de gasolina estão sem combustível, situação semelhante à vivida por muitos moradores, inclusive brasileiros

Com o furacão Milton, de categoria 5, prestes a atingir a Flórida, autoridades emitiram alertas de retirada para várias áreas do estado.
Imagens da ISS mostram o olho do furacão Milton – Crédito: NASA / CSU/CIRA & NOAA

Com o furacão Milton, de categoria 5, prestes a atingir a Flórida, autoridades emitiram alertas de retirada para várias áreas do estado. Moradores estão correndo para se preparar para a tempestade, que pode causar destruição em larga escala.

Publicidade

Diversos brasileiros relataram à CNN que foram orientados a estocar suprimentos e evitar sair de casa. Felipe Miranda, contador e empresário que vive em Winter Garden, próximo a Orlando, tomou uma medida mais drástica: decidiu se refugiar em outro estado. Ele contou que o furacão estava previsto para passar “em cima” de sua casa. Ele viajou com sua família, incluindo um bebê, para Savannah, na Geórgia, onde deve permanecer por até quatro dias.

Supermercados na região relatam falta de produtos, e postos de gasolina estão sem combustível, situação semelhante à vivida por muitos moradores, inclusive brasileiros.

Preparativos para o furacão Milton

Alexandro Menes, que também reside em Winter Garden, contou à CNN que as orientações incluem estocar água e alimentos não perecíveis, além de encher banheiras com água, caso o abastecimento seja interrompido. As escolas da região devem ficar fechadas na quarta (9) e quinta-feira (10), dias em que o furacão deve causar mais danos.

A esposa de Menes, que trabalha como enfermeira, estará de plantão durante três dias seguidos. “Ela entra no hospital na quarta, às seis da manhã, e só volta na sexta”, disse.

Publicidade

Outra moradora, Fernanda Sepulveda, que vive no centro de Orlando, comentou também à CNN que muitos estão deixando a cidade. Ela chegou a considerar essa opção, mas optou por ficar devido ao trânsito intenso e à segurança de sua casa, que tem proteção contra furacões. “A essa altura está difícil achar suprimentos, mas a comunidade é muito unida. Pelo alerta da nossa câmera no bairro, as pessoas avisam onde tem água e gás para churrasqueira”, contou.

Em várias partes da Flórida, mais de mil postos de gasolina estão sem combustível. Cristiane dos Reis, administradora de empresas que vive em Jensen Beach, relatou à CNN que uma amiga precisou ir a cinco postos antes de conseguir encher o tanque.

Cristiane, que mora nos EUA desde 2018, disse que, mesmo sem um alerta de retirada para sua área, foi recomendada a instalação de proteções nas janelas e a remoção de objetos externos.

Publicidade

Intensificação rápida quase sem precedentes

O furacão Milton teve uma intensificação rápida, alcançando a categoria 5 devido às altas temperaturas recordes das águas do Golfo do México. Embora agora esteja na categoria 4, os meteorologistas esperam que cresça em tamanho, o que pode ampliar os danos causados.

A previsão é de que Milton atinja a costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), possivelmente na categoria 3. A tempestade já foi considerada a mais forte do planeta em 2024, com ventos que chegaram a 281 km/h.

A região ainda se recupera do furacão Helene, que passou pela Flórida recentemente como uma tempestade de categoria 4. As autoridades pedem à população, especialmente nas áreas mais afetadas, que siga as recomendações para minimizar os riscos de mais perdas.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.